Secretaria de Patrimônio e Almoxarifado

Diretoria de Serviços e Logística


SOBRE A SECRETARIA DE PATRIMÔNIO E ALMOXARIFADO (SEPAT/DISERV/PROADI):

É a Unidade responsável pela gestão, registro e controle dos bens móveis da UFMS.

COMPETÊNCIAS:

  • Receber, conferir, controlar e processar as requisições de bens de consumo;
  • Orientar as Unidades quanto ao tombamento de bens adquiridos com recursos de terceiros;
  • Receber e aceitar os bens adquiridos em caráter provisório ou definitivo, de acordo com as notas de empenho ou documento equivalente, salvaguardado os casos onde os bens por suas particularidades técnicas ou logísticas devam ser recebidos ou acondicionadas em locais distintos;
  • Solicitar verificação detalhada dos bens aos setores técnicos requisitantes ou especializados, para promoção da aceitação definitiva dos bens destinados à Universidade;
  • Inspecionar, codificar, registrar todo bem móvel adquirido pela Universidade, assim como promover a incorporação ao patrimônio no que se refere aos bens permanentes;
  • Promover a identificação individualizada de cada material permanente do modo que melhor se adeque a particularidade técnica do bem;
  • Efetuar os cálculos de depreciação, amortização e reavaliação dos bens móveis;
  • Elaborar relatório de movimento mensal dos bens de consumo, e promover o envio para os registros contábeis correspondentes;
  • Desenvolver e executar a aplicação das técnicas de previsão e controle dos estoques de bens de consumo e acompanhar a movimentação dos itens de controle centralizado e analisar os consumos verificados, a fim de providenciar a renovação dos estoques necessários;
  • Controlar e manter os registros de entrada e saída dos bens de consumo em estoque, assim como emitir relatórios de controle dos bens permanentes;
  • Elaborar os mapas de variação patrimonial decorrentes de incorporação e baixa de bens móveis;
  • Processar a contagem física do estoque eventual;
  • Executar os procedimentos para solicitar a reposição de estoque de bens de consumo;
  • Controlar a carga e a movimentação dos bens móveis;
  • Organizar o depósito de forma a garantir o armazenamento adequado e a segurança dos bens;
  • Emitir termo de responsabilidade e obter as assinaturas dos detentores de carga;
  • Manter cadastro atualizado dos bens móveis, segundo classificação contábil – orçamentária, identificando a Unidade detentora, data e forma de incorporação e valor patrimonial;
  • Propor a apuração de responsabilidade relativa aos bens móveis da Universidade nos casos de dano, extravio, roubo ou furto;
  • Realizar inspeção extraordinária de bens nas Unidades detentoras, visando à salvaguarda da carga patrimonial da Universidade;
  • Elaborar o inventário físico anual dos bens permanentes móveis sob responsabilidade da Universidade;
  • Prestar apoio à comissão de inventário dos bens móveis;
  • Promover a execução de TCA (Termo Circunstanciado Administrativo), para os casos de irregularidades no que tange a materiais permanentes;
  • Processar as alienações, cessões e permutas de bens móveis;
  • Promover e implementar ações relativas ao reuso de bens;
  • Elaborar relatórios gerenciais e de governança; e
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

RESPONSÁVEL PELA UNIDADE:

  • Secretário: Jhonatan Melo da Silva
  • Secretário Substituto: Pedro Henrique Borin

EQUIPE:

SERVIDORES

  • Bahjat Salim Jebaili Junior
  • Carla Werle
  • Floriana Ferreira da Silva
  • Jhonatan Melo da Silva
  • João Henrique Miranda de Souza
  • Lourenço Nogueira dos Santos
  • Luiz Carlos da Silva
  • Nayara de Souza Arca
  • Pedro Henrique Borin

CONTATOS:

  • (67) 3345-3508 – Jhonatan
  • (67) 3345-3500 – João
  • (67) 3345-3534 – Lourenço
  • (67) 3345-3518 – Luiz Carlos
  • (67) 3345-3942 – Pedro
  • (67) 3345-3517 – Bahjat
  • (67) 3345-3525 – Floriana
  • (67) 3345-3502 – Nayara
  • e-mail: patrimonio.proadi@ufms.br / almoxarifado.proadi@ufms.br