Pró-reitoria de Administratação e Infraestrutura intensifica ações de subsídio a gestores e fiscais de contratos de mão de obra terceirizados

Postado por: Laercio Reindel

A Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, por meio da Diretoria de Gestão de Contratações – DICONT/PROADI e com direta execução por parte da Secretaria de Contratos e Convênios – SECOC/DICONT, como parte integrante das ações previstas no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e precisamente no PDU – Plano de Desenvolvimento da Unidade – PROADI, e em continuidade as diversas ações que vem sendo disponibilizadas e que implicam diretamente no aprimoramento dos processos, fluxos, e sobretudo, visando dar qualidade a gestão e fiscalização dos contratos que envolve empresas contratadas para oferta de mão de obra terceirizada, disponibilizou nova ferramenta de auxílio aos gestores e fiscais de contratos terceirizados, em realizar uma gestão e fiscalização com qualidade, isso perpassa, por cumprimento de roteiro de checklist, conferências minuciosas em todas as documentações enviadas pelas empresas contratadas.

Entendemos que a boa, regular e qualidade na gestão e fiscalização dos contratos em comento, perpassa não somente por dispor mecanismos de controle, mas também pela oferta de reuniões técnicas, e qualificação e capacitação dos envolvidos em especial aos gestores e fiscais designados para desenvolvimento de tais atividades, e portanto, paralelamente, temos atuado na oferta de capacitação, inclusive através dos ciclos de  conversas técnicas viabilizadas mensalmente, cujo os temas tratados, são diretamente correlatos as atividades que hora devem ser cumpridas pelos responsáveis, diz Marcio de Aquino, Diretor da Diretoria de Gestão de Contratações.

Outra frente disponibilizada para suporte e subsídio aos gestores e fiscais, é a disponibilização interna de servidor da SECOC/DICONT, para realização de tratativas imediatas junto a tais responsáveis pelo desenvolvimento na fase de execução dos contratos, auxiliando-os em eventuais dúvidas quanto a realização de atividades na fase executória dos contratos, e também, realizando aleatoriamente, análise dos contratos sob gestão e fiscalização dos servidores designados, visando sobretudo, evitar eventuais remuneração a empresas de forma indevida, ou seja, tem o papel em tempo oportuno da gestão e fiscalização, promover devida sugestão aos gestores e fiscais, para rever eventuais atos, em atendimento ao princípio da autotutela, sempre com viés de gerar melhor economicidade ao erário público, inclusive revendo e recuperando recursos eventualmente já dispendidos.

A disponibilização do portfólio de documentos auxiliares e checklist, como também, arcabouço legal que norteiam os contratos, bem como orientações diversas, dentre elas, para celebração de aditivo contratual, e  também poderão ser enviados por parte dos gestores e fiscais, eventuais dúvidas, servindo de um canal direto e com viés de celeridade no auxílio, para além do grupo de whatsapp já em pleno funcionamento no grupo formados por gestores e fiscais de contratos, e também, equipe da SECOC/DICONT, responsável pelo suporte, encontra-se disponível em: https://proadi.ufms.br/areadogestor/

Para o Pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros, a disponibilização dessa nova ferramenta, como outras já disponibilizadas, implica diretamente na qualidade dos serviços e produtos ofertados a comunidade acadêmica, e guardam direta relação com ações de governança e gestão, vertentes norteadoras por parte da gestão superior da UFMS, e que tem levado a nossa instituição em indicadores nunca antes alcançados.

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