“A CGM em números”

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A Coordenadoria de Gestão de Materiais – CGM/PRAD é a unidade responsável pela coordenação, análise, avaliação, orientação e execução das atividades relacionadas à aquisição, controle, guarda, distribuição e alienação de materiais, e pela contratação de serviços para a Universidade. Assim, dentre as diversas competências CGM, cabe-lhe definir e coordenar os procedimentos administrativos para aquisição de materiais de consumo, permanentes e contratação de prestação de serviços.

 

Desde março do corrente, a CGM está sob nova chefia, que vem trabalhando para que todos os esforços daquela coordenadoria sejam transformados em resultados para a instituição. Neste sentido, uma nova política de trabalho vem sendo implantada, em que todo o trabalho da CGM tem por objetivo precípuo a efetividade na entrega do material ou na prestação dos serviços demandados pelos diversos setores da UFMS, ou seja, a percepção de que a missão da CGM somente será concluída com o pleno atendimento de seus clientes, quais sejam: a comunidade acadêmica em geral.

 

Neste sentido, apresentamos a seguir alguns dados referentes às atividades executadas pela CGM no corrente ano – de 1º de janeiro a 30 de setembro – que traduz a CGM em números:

 

82 Termos de Referência executados, sendo 66 para aquisição de materiais; 15 para contratação de serviços; e 01 processo de concessão de espaço físico;

 

10 Processos de Aquisição por Importação, representando um valor total de aquisições, em reais, de R$ 679.508,52;

 

33 Atas de Registro de Preços (ARP) finalizadas, cuja soma dos valores totais estimados disponíveis para aquisições é de R$ 50.116.013,36;

 

– 185 entradas de materiais de consumo em Almoxarifado, correspondendo ao valor de R$ 1.747.024,12;

 

– 1.689 saídas de materiais de consumo do Almoxarifado, correspondendo ao valor de R$ 1.721.345,54 em materiais distribuídos à comunidade acadêmica da UFMS;

 

Apesar de todos os esforços envidados pela equipe da CGM para que as aquisições da UFMS tenham êxito, nos últimos anos a CGM experimentou muitas dificuldades relacionadas a atrasos e não entregas de materiais adquiridos. Para reverter este quadro, várias medidas foram adotadas, dentre as quais a implementação de novas rotinas na Seção de Acompanhamento e Cobrança – SEAC/DICO/CGM. Assim, houve uma intensificação nos procedimentos de acompanhamento de entregas de bens adquiridos, bem como nas cobranças, quando há atrasos nas entregas. Os resultados dessas ações são positivas, conforme se pode verificar a seguir:

 

– instauração de 8 Processos Administrativos Sancionadores por inadimplência de entrega de materiais, correspondentes a 80 Notas de Empenho inadimplentes de exercícios anteriores;

 

– instauração de 15 Processos Administrativos Sancionadores, e diversas Notificações expedidas por inabilitação cadastral de fornecedores (não manter as condições de habilitação previstas no edital);

 

– expedição de 35 Notificações (via ofício) a empresas, por inadimplência de entrega de materiais;

 

– 127 Notas de Empenho pendentes de entrega recuperadas, mediante cobrança por Notificação ou Processo Administrativo Sancionador, cujo valor total é de R$ 323.696,76. Ressalta-se que este valor reflete saldo de créditos orçamentário de exercícios anteriores que poderiam ter sido cancelados, caso a entrega não fosse efetivada, resultando em prejuízos à instituição.

 

Fonte: CGM/PRAD

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