Secretaria de Compras

Diretoria de Gestão de Contratações


SOBRE A SECRETARIA DE COMPRAS (SECOMP/DICONT/PROADI):

É a Unidade responsável pela execução, acompanhamento e controle das atividades relativas à aquisição de materiais e prestações de serviços contratados, além da gestão de diárias e passagens da UFMS.

COMPETÊNCIAS:

  • Propor e colaborar na elaboração de normas inerentes ao processamento da aquisição de material e prestação de serviços contratados por exceção à licitação;
  • Preparar e executar atos que propiciem a aquisição de material e prestação de serviços nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação;
  • Providenciar a emissão de pré-empenhos nos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação;
  • Receber os processos de compras encaminhados pela Comissão Permanente de Licitação, providenciar a publicação do resultado de julgamento no Diário Oficial da União e posterior emissão de pré-empenho;
  • Receber os processos empenhados e solicitar arquivamento após a sua conclusão;
  • Cadastrar os dados referentes às Notas de Empenho no Sistema de Compras e no Sistema de Almoxarifado;
  • Receber, registrar e distribuir as Notas de Empenho;
  • Enviar as Notas de Empenhos para fornecedor, verificar confirmação de recebimento por parte do mesmo, anexar à nota de empenho;
  • Manter controle dos processos de aquisição em fase de encerramento, exceto dos Pregões SRP;
  • Formalizar e instruir o processo de pagamento e encaminhar à Unidade responsável para demais providências;
  • Providenciar a emissão, com base nos dados e registros internos, de Declaração de Fornecimento de Material, quando solicitada por empresa fornecedora; acompanhar a fiel execução do empenho a partir do envio do mesmo ao fornecedor (forma, prazos, condições de fornecimento e faturamento, e demais encaminhamentos);
  • Acompanhar a ocorrência de irregularidades, solicitar justificativa e estabelecer prazo para a correção de eventuais pendências na execução do contrato junto à contratada;
  • Orientar o Gestor da Unidade solicitante quanto à anulação de saldos remanescentes de empenho estimativo;
  • Propor a abertura de processo administrativo sancionador por descumprimento, por parte da Contratada, de obrigação pactuada, após esgotados os procedimentos de cobrança;
  • Instruir os processos para importação e exportação de bens e materiais para a Universidade;
  • Classificar as mercadorias a serem importadas, de acordo com a Nomenclatura Brasileira de Mercadorias para Importação;
  • Emitir, registrar e acompanhar análise de Licenças de Importação;
  • Emitir, registrar e acompanhar documentos cambiais e seguro internacional; confirmar pagamento aos fornecedores estrangeiros;
  • Acompanhar e registrar o embarque e o desembarque de materiais e equipamentos importados e exportados;
  • Providenciar a emissão e o registro de declarações de importação no Siscomex; operar e executar os devidos registros do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv);
  • Providenciar o desembaraço alfandegário dos materiais e equipamentos importados;
  • Acompanhar e manter atualizada a evolução da legislação relativa ao comércio exterior;
  • Efetuar a exportação temporária de bens e equipamentos para conserto, reparo e restauração;
  • Realizar o acompanhamento dos terceirizados contratados no processo de importação/exportação;
  • Realizar acompanhamento com os órgãos anuentes envolvidos no processo de importação/exportação;
  • Analisar a instrução processual das solicitações de diárias e passagens de acordo com a legislação vigente;
  • Receber, analisar e encaminhar as solicitações de empenhos para a realização de serviços de viagens (passagens aéreas, passagens rodoviárias, hospedagem e outros);
  • Executar a conferência das faturas de serviços prestados referentes às viagens e encaminhá-las para pagamento;
  • Realizar a gestão dos contratos referentes a passagens aéreas (n acionais e internacionais), passagens rodoviárias, hospedagem e os que lhes são correlatos;
  • Dar suporte aos usuários do SCDP no âmbito da UFMS, de acordo com o seu perfil de acesso;
  • Acompanhar a execução e prestação de contas do solicitante;
  • Providenciar atos para publicação mensal no Boletim Oficial da UFMS em relação às diárias e passagens concedidas no âmbito da UFMS;
  • Elaborar relatórios gerenciais e de governança; e
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

MAPEAMENTO DOS PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA:

RESPONSÁVEL PELA UNIDADE:

  • Secretária: Sílvia Pinedo Zottos
  • Secretário Substituto: Rudimar da Silva

EQUIPE:

SERVIDORES

  • Bianca Izabelle Pereira do Amaral
  • Damião da Silva Junior
  • Herman Kepler Rodrigues
  • Jair Marcos Moreira
  • João Gabriel Hiran de Souza
  • Olívio Zorge Neto
  • Rudimar da Silva

 

 

Compras (COVID-19)

Acesse aqui as compras realizadas durante o período de Pandemia.

 

CONTATOS:

  • (67) 3345-3504 – Sílvia Zottos – e-mail: secomp.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3503 – Flávio – e-mail: secomp.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3584 – Olívio – e-mail: cob.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3506 – Jair – e-mail: cadastro.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3507 – Rudimar – e-mail: cadastroum.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3515 – Junior – e-mail: cadastrodois.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3520 – João – e-mail: comex.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-7050 – Bianca – e-mail: scdp.proadi@ufms.br
  • (67) 3345-3921 – Herman – e-mail: scdp.proadi@ufms.br