DICM promove reunião sobre destinação de resíduos na UFMS

Postado por: Claudio Zarate Max

Na manhã do dia 5 de agosto de 2016 foi realizada no anfiteatro da Química, a primeira reunião com a  empresa contratada para coleta e destinação final dos resíduos químicos e de serviço de saúde, para discutir questões relacionadas ao gerenciamento dos resíduos produzidos nos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cerca de 40 funcionários, entre eles técnicos e professores do CCBS, FAMEZ, FAODO e FAENG, participaram da reunião, destinada para discussão de pontos importantes e para sanar dúvidas sobre a destinação dos resíduos produzidos na própria instituição, de forma mais eficiência e segura.

Na reunião,  foram discutidos assuntos relacionados aos Resíduos de Serviço de Saúde (RRS) e Resíduos Químicos, à implantação de um Plano de Gerenciamentos de Resíduos de Serviço de Saúde, à realização de um RELATÓRIO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS, sendo cada unidade geradora da UFMS responsável pelo seu preenchimento, e, por último, relacionados à cooperação de todos técnicos envolvidos com a geração de resíduos serviços de saúde e resíduos químicos. Além disso, a empresa contratada, aproveitando o momento, realizou um treinamento básico sobre as responsabilidades das unidades, a redução da geração de resíduos, a redução da contaminação cruzada e sobre planos de gerenciamento de resíduos, assim como as ações envolvidas em cada plano. A empresa ainda se comprometeu em realizar novos treinamentos, como previsto no contrato.

Neste primeiro momento, é importante para esta nova gestão dos resíduos, identificar as unidades geradoras e os problemas enfrentados frequentemente em cada setor. Somente assim será possível executar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de forma correta e eficiente. Assim, espera-se a colaboração de todos.

 

Willian Ribeiro Ide – Engenheiro Ambiental – DICM/COA/PROINFRA